Os benefícios do coaching para o ambiente coorporativo

Por Monica Almeida

Você sabe quais são os verdadeiros obstáculos a serem superados dentro de sua organização? Com o que e como você desperdiça seu tempo e energia? Você tem noção do que precisa ser mudado? Você tem idéia de quanto custa um funcionário não treinado, sem comprometimento e produtividade? As organizações precisam estar preparadas para constantes mudanças, e isso não significa simplesmente mudar, mas mudar para melhor. Por isso é importante saber o que, para que, e como motivar a sua equipe a seguir rumo ao objetivo da organização.

O processo de coaching ajuda as organizações a serem mais competitivas no mercado desenvolvendo seus líderes e colaboradores, trabalhando com eles foco, comprometimento, desenvolvimento e o aprimoramento de habilidades específicas para que esses adquiram alta performance, fazendo com que a empresa alcance resultados extraordinários, cresça de uma forma mais organizada e sustentável, elevando assim, os lucros coorporativos.

Atualmente, o que vemos na prática são empresas contratando os seus colaboradores por competências curriculares e demitindo por hábitos inapropriados para a cultura da companhia e divergência com os seus valores. Com o processo de coaching é possível montar junto às empresas uma lista de conduta e habilidades necessárias para cada cargo e fazer uma análise comportamental através de um assessment (avaliação) em seus funcionários e candidatos antes mesmo de serem promovidos a um novo cargo ou contratados, diminuindo assim o turn-over (taxa de rotatividade) das empresas e retendo funcionários mais qualificados e comprometidos para desenvolverem suas tarefas dentro das companhias.

Assessment, em inglês, significa avaliação, mas vem sendo utilizado como conceito de gestão profissional no ambiente corporativo. Essa ferramenta avalia competências, permitindo que a empresa conheça com maior eficiência e critério seus funcionários. O assessment busca também a gestão do conhecimento que é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a organização.

 “A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.” (SEBRAE)

Esse estudo comportamental é um grande aliado do RH dentro das empresas. Imagine um ótimo funcionário de nível operacional sendo promovido à líder de equipe. É uma grande dor de cabeça quando um excelente operário, e merecedor de uma promoção, se revela um líder ruim. Com uma analise comportamental é possível saber antes mesmo de contratar e/ou promover uma pessoa se ela possui habilidades e comportamentos compatíveis com o papel de líder para desenvolvimento no cargo e/ou traços de liderança capazes de serem aprimorados.

Quando a empresa opta por ter um Executive Coach trabalhando em conjunto com os seus objetivos e metas, ela se beneficia em várias áreas, não somente na financeira, mas principalmente no seu melhor e mais precioso recurso: o bem humano. As organizações que investem em um processo de coaching empresarial conseguem ter colaboradores com autoestima elevada, com capacidade mais aperfeiçoada para ouvir, mais flexíveis, capazes, motivados, comprometidos, produtivos, comunicativos, abertos as mudanças, com melhores relacionamentos interpessoais constituindo assim equipes sólidas e estruturadas trabalhando em prol do sucesso da corporação.

 

Monica Almeida é bacharel em Ciências Contábeis, Coach Financeira pela ICF – Instituto do Coaching Financeiro; Coach de Vida, Líder Coach e Analista Comportamental DISC pela Act Coaching International – Escola Superior de Coaching; Master Coach Teoria Cognitivo Comportamental  pela Open Mind Consultoria e Educação em Coaching. E possui mais de dez anos de experiência em elaboração de planejamento estratégico, indicadores de desempenho financeiro e operacional, provisão financeira e elaboração de relatórios financeiros, análise e implementação de processos de melhorias com implantação e treinamentos de sistema integrado ERP (Enterprise Resource Planning). 

Site: www.tecerlideranca.com.br

Facebook: www.facebook.com/coach.monicaalmeida

Instagram: www.instagram.com/coachmonicaalmeida