ISO 9001:2015: Dias Contados para sua Empresa Fazer a Transição

Por Andreia Gonçalves

O prazo para estar com o SGQ certificado conforme ISO 9001:2015 é setembro de 2018, ou seja, após esse período, a certificação 9001:2008 não terá nenhuma validade. É importante ressaltar que as empresas que não tem certificação ISO 9001, a partir de março de 2018 somente poderão buscar a certificação na versão 2015. 

No tocante às empresas que são certificadas conforme versão 2008 da ISO 9001, o tempo está urgindo e tudo se torna mais complexo, já que as mudanças necessitarão ser introduzidas rapidamente e isso faz com que o impacto seja maior. 

O fato é que a nova versão traz mudanças significativas que irão impactar a cultura da organização, ou seja, é um trabalho que requer tempo e dedicação, pois alguns aspectos terão de ser trabalhados, como:

Riscos e oportunidades – Além de promoção de uma mentalidade de risco que habilite uma organização a identificar fatores que poderiam causar desvios em seus processos, riscos e oportunidades terão de ser abordados com o intuito de aumentar da eficácia do sistema de gestão da qualidade. 

Gestão de mudanças – um planejamento terá de elaborado considerando aquelas preventivas oriundas da identificação de riscos e as mudanças corretivas, oriundas de problemas já ocorridos. 

Partes interessadas – É preciso expandir a mente e pensar em quem é afetado de algum modo pela organização, além daquelas partes que já costumamos identificar como clientes e colaboradores. É preciso não somente determinar tais partes, como também identificar e suprir suas necessidades. 

Identificação e avaliação do contexto da organização – Quanto mais uma organização compreende seu contexto, de forma mais precisa, ela consegue eliminar, assumir ou mitigar riscos e aproveitar as oportunidades. Ferramentas como SWOT e Canvas contribuem bastante nessa identificação e avaliação.  

Gestão por processos - além da interação e sequência dos processos, a nova versão exige a determinação das entradas e das saídas, bem como dos riscos e das oportunidades, por exemplo, para cada processo de uma organização.

Enfim, é um trabalho que requer, ao mesmo tempo, uma nova forma de pensar o Sistema de Gestão da Qualidade e o desafio de conseguir aplicá-lo como uma ferramenta estratégica. Muito mais do que evidenciar o atendimento de um requisito, seja da própria ISO 9001 ou de um documento interno, O SGQ, conforme nova versão, terá de assegurar a eficiência de seus processos. 

A ISO 9001:2015 incorporou muitas mudanças benéficas e, se implementada por um profissional competente, experiente e habilitado, poderá trazer grandes melhorias para a gestão de uma organização como um todo. Se sua organização não tem um SGQ certificado ou ainda não fez a evolução para a versão 2015, faça já as adequações e se beneficie dessa poderosa ferramenta de gestão. Quanto mais o tempo passar, mais obstáculos serão encontrados, desde a cobrança mais alta de valores pelos especialista (a famosa lei da oferta e da procura), como das agendas lotadas de auditores para realizarem os eventos de auditoria. 

A Tecer Liderança conta com uma equipe especializada em Sistema de Gestão da Qualidade e atua neste mercado há quase duas décadas. 

 

Andreia Gonçalves tem formação superior pelo CEFET-MG em Normalização e qualidade. É coach, formada pela SBcoaching e pós graduada pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais em competência e coaching. Em 2014 lançou o livro “Recrie-se para seu crescimento profissional”. Atua com sistemas de gestão desde 1999 e já ajudou dezenas de empresas a obterem a certificação ISO 9001. Dentre essas empresas, podem ser destacadas: CPUTi, SEIVE, WRG, Açocon, Pipe, Metalvale, Vallourec e Sumitomo, AIX Sistemas, Sofir do Brasil, Trifilar, Drive A entre outras.

Site: www.andreiag.com.br

Email: andreia@tecerlideranca.com.br